segunda-feira, 22 de março de 2021

 

Aula 05.03.21

 

No dia 05 de março de 2021 retornamos às atividades da disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada pela professora Simone Varela, de forma síncrona na plataforma RNP. Por conta da pandemia do Covid-19 as aulas presencias foram suspensas, e seu retorno ocorreu de forma remota na data citada. Importante lembrar que tivemos encontros antes, onde foi possível alinhar como seriam as atividades no formato remoto, bem como o processo de conclusão da disciplina Metodologia da Pesquisa.

A professora Simone iniciou a aula falando sobre os desafios da Educação à distância, principalmente em um curso de Educação de Jovens e Adultos. Em seguida ela justificou a escolha das atividades propostas para a disciplina e apresentou o Plano de Atividade Pedagógico Não-Presencial.

Para a retomada das discussões a professora apontou os elementos necessários para a construção de um projeto de pesquisa e de um artigo científico. Tivemos problemas com a plataforma utilizada para a aula síncrona, tentamos migrar para outra plataforma, mas muitos estudantes tiveram dificuldades em acessá-la, por isso retornamos para a RNP. Durante a aula, a professora utilizou exemplos de pesquisas de estudantes de outros cursos, o que facilitou a compreensão na prática dos elementos que compõe o trabalho científico.

Antes de finalizar a aula a professora citou o conceito intelectualidade orgânica de Gramsci, que se refere ao pesquisador que se mantém vinculado a sua classe social de origem e a ela se torna porta-voz. No contexto da Educação de Jovens e Adultos, esse tipo de intelectualidade se faz necessária, tendo em vista o público ao qual se destina.

Por fim, a professora leu um trecho do livro Pedagogia da Autonomia:

“É esta percepção do homem e da mulher como seres "programados, mas para aprender" e, portanto, para ensinar, para conhecer, para intervir, que me faz entender a prática educativa como um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos. Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura reacionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse o rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.” (FREIRE)

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