Capítulo 1 – O homem e sua experiência
Que queremos apresentar
A primeira e a segunda parte
A vida e o método de Freire relatar
No atual contexto
Muitos o têm criticado
Sem sequer o terem lido
Mas exaltamos o seu legado
Foi com seus pais
Que ele aprendeu a dialogar
Conceito-chave
Que sobre ele mais tarde
Vamos falar
Perdeu o pai em Jaboatão
Conheceu a fome e a miséria
Como professor de português
Passou ajudar os irmãos
E conheceu sua esposa, a Elsa
Depois do casamento
Passou ele a se preocupar
Com os problemas educacionais
Fazendo o curso de Direito ele deixar
Com as experiências no Sesi
Seu método foi melhorado
E do presidente chamou atenção
Para ser aplicado a nível Nacional
Primeiro Angicos – Rio Grande do Norte
Com apoio do Governo Federal
Mas a campanha de alfabetização
As oligarquias ela não agradou
Pois iriam o eleitorado transformar
Ameaçando seus privilégios
Com uma verdadeira democracia
Que poderia então germinar
Educação popular, meu caro
Para o educador poder criar e criticar
Para Elite é um perigo
- Tem que se eliminar!
E assim aconteceu
Em 64, o golpe ditatorial
Freire foi preso
Acusado de subversivo internacional
Para Freire a situação reverteu
E no Chile, seu método foi aplicado
E este país recebeu da Unesco destaque
Por ter do analfabetismo superado.
Capítulo 2 – Alfabetização e conscientização
Do capítulo 2 agora vamos falar
Reflexão muito importantes
Nesse conteúdo à abordar
Conscientização, método e alfabetização
Reflexão e práxis, na ação e pela ação
Para o homem o mundo transformar.
Acredita-se que sou
O autor desse vocábulo
Conscientização e alfabetização
Esse é o conceito das minhas idéias
sobre educação.
Ao ouvir pela primeira vez a palavra
conscientização
Percebi imediatamente a profundidade da
sua significação
E estou absolutamente convencido
Que a educação é a prática da
libertação.
Freire tinha ideias para reforçar
Que o homem como sujeito é preciso
considerar
Refletindo sobre sua situação,
Para não se deixar dominar
Criando e re-criando, para numa cultura
resultar
Sendo fazedor de história e o mundo transformar.
E todo o mundo
Com Paulo Freire aprenderá
E alfabetização
De cada cosmopolita
Concretizará
Ousado nas palavras
E firme na dedicação
Alfabetizou por etapas
Toda está nação
Nas fases de elaboração
Descoberta do universo vocabular
Numa seleção de palavras,
Dentro deste universo
Eu vou falar
Dando ênfase nesta fase de elaboração
Vem a terceira fase
Com muito mais dedicação.
Criação e desafios
Deste mestre, por vocação.
Êta quarta fase
Elaboração de fichas indicadoras
Para o trabalho coordenar
E a quinta e última
Com fichas elaboradoras
Ele começa a alfabetizar
O respeito e a liberdade
Qualifica a humanidade
Cria laços culturais
E formam homens geniais
Existem dois mundos
O natural e o cultural
Cabendo ao homem
O papel de ser imparcial
O autor destaca ainda
O caminhar harmônico
Em buscar do saber
E que há um novo começo
Quando se aprende a ler
A alfabetização abordada por freire
Cria uma sociedade igualitária
Onde a democracia
Não é simplesmente imaginaria
O papel da conscientização
É uma prática pedagógica
Que objetiva mudança
Através da educação.
Referência
Freire, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. (cap. 1 e 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário